A Michelin apresentou à imprensa seu
novo pneu para carros esportivos, o Pilot Sport 4, disponível a partir do
mês de Julho no Brasil. Entre os recursos estão lona têxtil híbrida feita em
aramida e náilon, carcaça 20% mais resistente que na geração anterior e
construção Extra Load (suporta mais carga e mais pressão que um pneu normal
da mesma dimensão, o que o torna mais resistente a choques).
No evento em Mogi
Guaçu, SP, a Michelin demonstrou vantagens apontadas em testes dos
institutos independentes alemães TÜV SÜD e Dekra com o Pilot Sport 4 e
concorrentes. Usando carros Audi A3 Sedan de 1,4 litro, o novo pneu obteve
frenagem no molhado de 100 km/h a zero em 36,1 metros contra 42,9 m
do Goodyear Efficient Grip. No teste de aceleração lateral, em pista
molhada, o Michelin alcançou 1,0 g enquanto o Pirelli PZero obteve 0,9 g. Foi apresentado
um estudo de desgaste em que o Michelin rodou em torno de 15% a mais que a
média dos concorrentes.
Na pista do
circuito Velo Cittá, dirigimos o A3 com o Michelin e o Bridgestone Potenza
S001. Notou-se melhor comportamento com o Pilot Sport 4, maior aderência em
curvas e maior sensação de segurança por manter o carro mais neutro, enquanto o
concorrente apresentava comportamento bem mais subesterçante. A estrutura híbrida, que
traz maior rigidez lateral, tende ainda a manter desgaste uniforme mesmo em
uso extremo em pista de asfalto mais abrasivo que as ruas em geral.
A Michelin
demonstrou que seu pneu possui vantagens em quase todos os quesitos. Não foi
possível avaliar conforto em pisos ásperos ou esburacados ou mesmo ruído em
velocidade constante em rodovia. Tudo isso tem seu preço, em torno de 15% acima
da média dos concorrentes: diferença pequena se considerarmos o ganho de
segurança em situação de emergência, como frenagem ou mudança de direção. Fonte: Best Cars.
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